Refrigerante em excesso danifica os dentes
16 de julho de 2013 às 9:00
Beber refrigerantes faz parte da rotina de milhares de pessoas, mas devemos estar cientes que o consumo excessivo pode trazer grandes danos à saúde, sobretudo aos dentes e à boca. De acordo com o Ministério da Saúde, 29,8% da população brasileira consome refrigerante, ao menos, cinco vezes por semana, quando o recomendável seria de apenas duas. Além de roubar o cálcio do organismo, o consumo diário está entre os maiores causadores da obesidade.
Em sua formulação, os refrigerantes levam grande quantidade de açúcar, principal causador da cárie. Após ingerir alimentos que contém glicose, restos ficam entre os dentes e se transformam em ácido, corroendo o esmalte e penetrando na estrutura do dente. O consumo consciente de refrigerantes é necessário para aquele que desejam ter dentes fortes e brancos, uma vez que o sabor cola, um dos mais procurados, possui cafeína em sua formulação e deixa os dentes amarelados mais facilmente.
Para não precisar fazer implantes ou usar dentadura tão cedo, a alimentação também contribui para se ter uma boca saudável. Optar por alimentos não cariogênicos (que não provocam cárie) é uma ótima saída. Dentre eles, os mais comuns são as proteínas, vegetais, gorduras e frutas. Leite, ovos, carnes e peixes são também igualmente importantes para uma boa calcificação dos dentes, principalmente nas crianças. Para termos saúde bucal eficiente, devemos nos atentar a pelo menos 10 minutos diários de cuidados com a nossa boca, com o correto uso do fio dental, escovação adequada e bochechos com flúor, além é claro, de tomar bebidas gaseificadas com moderação.