Quais são as dúvidas mais comuns sobre o tratamento de canal?
2 de outubro de 2019 às 8:00
A retirada da polpa do dente (um tecido encontrado em sua parte interna) é chamada de tratamento de canal. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido.
Quais são os casos mais comuns de polpa infeccionada ou morta?
Dente quebrado, cárie profunda e dano ao dente (como um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo).
Tratamento de canal dói?
Depende muito mais do profissional e dos materiais escolhidos do que do procedimento em si. Se seu dentista optar por um anestésico de alta qualidade, a garantia do tratamento ocorrer sem dor é alta.
Quanto tempo leva?
Isso varia conforme a extensão da lesão e o nível de comprometimento e de raízes e/ou canais envolvidos. Pode durar de uma a três sessões e, em casos particulares, envolver outras etapas.
Qual a durabilidade de um dente restaurado?
Os dentes restaurados podem durar a vida toda quando tratados adequadamente. Devido ao fato de ainda ser possível o aparecimento de cárie em um dente tratado, uma boa higiene bucal e exames regulares se fazem necessários, a fim de evitar problemas futuros.
O dente sempre escurece?
Com a evolução dos materiais, atualmente não ocorre mais a variação de cor entre o dente com canal tratado e os demais. Acontece que muitas vezes ele escurece devido a processos anteriores ao tratamento de canal (ex.: necrose pulpar). Neste caso, alem do tratamento de canal, o dente deverá ser submetido ao clareamento.