Por que você não deve dormir sem escovar os dentes
10 de dezembro de 2015 às 8:00
Em alguns momentos, na correria do dia-a-dia, uma escovada nos dentes pode passar batida, ou até mesmo pela manhã quando o despertador não tocou e você está atrasado para o trabalho. Nada disso é recomendável, mas, ao se tratar de higiene bucal, a única escovação que nunca pode ser esquecida é a noturna.
Ao dormir, nossa saliva diminui, fazendo um ambiente perfeito para as bactérias agirem mais rapidamente, formando a placa, o que pode levar às cáries e doenças da gengiva. Alem disso, quanto mais tempo a placa fica em um lugar, mais provavelmente ela se tornará tártaro.
Outro ponto é que o flúor do creme dental se mantém por mais tempo nos dentes durante a noite. A última escovação é a mais importante de todas, pois o conjunto de ações mecânicas de uso do fio dental e escova com creme dental fluoretado, diminui o índice das bactérias no período noturno por um tempo prolongado, pois a boca fica com menor índice de bactérias agressivas.
A escovação noturna inclui passar o fio dental, escovar os dentes e limpar a língua com a própria cerda da escova ou limpador de língua ou limpador da escova, e, por último, usar enxaguante bucal se houver indicação de um dentista.
E não pense que, se, por algum motivo, não deu para escovar os dentes antes de dormir, vale fazer a higienização assim que acordar. Higienizar pela manhã não irá resolver os problemas que as bactérias causaram durante a noite. O ideal será escovar assim que lembrar, mas não irá substituir.
No entanto, a higiene bucal apenas antes de dormir não garante uma boa saúde bucal. Todas as escovações são muito importantes e insubstituíveis, temos que escovar pelo menos 3 vezes por dia, nas principais refeições.
Fonte: TERRA