Consumo de iogurte natural combate o mau hálito
5 de novembro de 2013 às 8:17
No Japão, pesquisadores japoneses constataram que, na versão natural e sem açúcar, o iogurte ajuda a eliminar o mau hálito. O estudo mostrou que as bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermiphilus combatem as bactérias produtoras de enxofre, substância que causa o mau cheiro.
Além do iogurte, pesquisas apontam que o consumo de leites fermentados também auxilia no combate de problemas bucais. Pessoas que consomem diariamente de 20 a 50g de iogurte natural e sem adição de açúcar são menos propensas à doença periodontal. E os benefícios vão além da boca. Os alimentos funcionais reforçam o sistema imunológico, equilibram a flora intestinal e o controle do colesterol e os triglicerídeos.
Apesar disso, é preciso se atentar para a higiene bucal após o consumo. O iogurte é fonte de proteína e, depois de fermentado, serve como alimento para bactérias que causam doenças orais.
Uma indústria farmacêutica sueca desenvolveu pastilhas com Lactobacillus reuteri Prodentis que atuam na micro flora bucal. Os bacilos reduzem a ação das bactérias patogênicas causadoras das cáries e doença da gengiva.
Outros estudos clínicos já haviam comprovado os efeitos seguros das pastilhas na saúde bucal. Uma pesquisa constatou a redução em 85% do sangramento gengival. Nesse mesmo período foi possível ver melhora significativa em infecções, no hálito e no controle de placa. Mas além do uso dos probióticos, métodos preventivos como escovação correta, uso do fio dental, alimentação adequada e visitas regulares ao dentista são partes fundamentais de todo esse processo.