Germe da boca pode aumentar risco de câncer de cólon
8 de outubro de 2013 às 9:00
Pesquisadores norte-americanos suspeitam que um germe encontrado na boca possa aumentar o risco de câncer de cólon, também conhecido como câncer colorretal.
Conhecida como Fn, a bactéria é encontrada, principalmente, na boca, mas pode ser transportada para outras partes do corpo. No cólon, pode ligar-se a um receptor, o que pode estimular o crescimento de células cancerígenas. Os pesquisadores conseguiram criar uma substância que bloqueia o processo, mas ainda não podem afirmar que essa levaria a um tratamento eficaz de tumores no cólon causados pela Fn.
A recomendação dos especialistas é de que se mantenha uma boa higiene oral e se cuide especialmente das gengivas, uma vez que a boca é a porta de entrada de muitas doenças. Os órgãos de saúde nos Estados Unidos sugerem que os dentes devem ser escovados, no mínimo, duas vezes ao dia com creme dental que contenha flúor; o fio dental deve ser utilizado entre todos os dentes diariamente; alimentos e bebidas açucaradas, assim como bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados; e é fundamental visitar o dentista regularmente.
Fonte: Bibliomed / UPI-17 /09/2013