Estresse e ansiedade podem levar ao ranger de dentes
15 de dezembro de 2016 às 8:00
Respire fundo e relaxe. O stress e a ansiedade podem levar a alguns problemas de saúde oral indesejados, como o ranger dos dentes – e você pode nem perceber isso. Também conhecido como bruxismo, o ranger dos dentes é quando você os aperta forte ou faz com que deslizem para frente e para trás. Normalmente isso ocorre inconscientemente enquanto você dorme.
Apesar de não ser considerado um distúrbio perigoso, ele pode causar pressão nos músculos e tecidos mandibulares e desgastar seus dentes, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health). Isso pode causar dor na mandíbula, dores de cabeça e ouvido e danos permanentes aos seus dentes.
Embora existam várias causas para o ranger dos dentes, o stress diário pode ser o maior desencadeador para a maioria das pessoas. Os sintomas incluem sensibilidade nos dentes, mandíbula dolorida e insônia.
Para tratar o ranger dos dentes, o NIH recomenda reduzir o stress diário e aprender várias técnicas de relaxamento como a meditação. Relaxar seu rosto e músculos da mandíbula durante o dia – para tornar um hábito – também pode ajudar.
Evitar alimentos duros como balas e nozes, beber bastante água e massagear seus músculos do pescoço, ombros e face com frequência pode ajudar a aliviar ou reduzir as dores.
No entanto, existem outras possíveis causas para o ranger dos dentes. Elas incluem: distúrbios do sono, mordida anormal, dentes desalinhados e, em crianças, irritação na boca e alergias. Em tais casos, os dentistas podem oferecer um protetor bucal para proteger seus dentes enquanto você dorme. Os dentistas também podem recomendar um relaxante muscular para ser usado antes de dormir.
fonte: ADA