Saiba como prevenir as principais doenças de inverno
23 de junho de 2015 às 8:00
O inverno inicia hoje e para muitos é uma época de desconfortos. A mudança de temperatura, poluição do ar e clima seco favorecem o surgimento de resfriados, gripes, bronquite, rinite alérgica, asma entre outras enfermidades. A mudança de hábitos também é outro fator importante, já que as pessoas tendem a ficar mais tempo em locais fechados e aglomerados, além de mudar a alimentação e prática de atividades físicas.
Diante desse cenário, a prevenção é o melhor remédio. A vacina é o meio mais efetivo para evitar as doenças mais comuns do inverno. A antigripal oferece imunidade por cerca de um ano e a vacina contra pneumonia pode proteger por cinco anos. Outros cuidados básicos também devem ser levados em conta no dia a dia:
- Lave as mãos com água e sabão, principalmente antes e depois de se alimentar, depois de usar o banheiro e após espirrar ou tossir.
- Evite proteger a tosse e o espirro com as mãos. Tenha sempre um lenço de papel descartável.
- Tenha uma alimentação balanceada rica em frutas, verduras e legumes.
- Mantenha o corpo bem hidratado. Beba muita água e sucos ao longo do dia.
- Tenha uma boa noite de sono. Ela é essencial para manter a saúde em dia.
- Pratique atividade física regularmente.
- A falta de circulação de ar e o tempo seco ajudam as bactérias a se proliferarem, transmitindo doenças mais facilmente. Por isso, mantenha as janelas e portas abertas sempre que possível para que o ar possa circular.
- Use soro fisiológico nas regiões dos olhos e narinas. Ele lubrifica a mucosa e evita irritação.
- Evite aglomerações de pessoas em lugares fechados e pouco arejados.
- Evite contato com cigarro, principalmente em lugares fechados.
- Remova o pó de casa com panos úmidos.
Você sabia? O vírus da influenza permanece vivo no ambiente por até 72 horas e, em superfícies como corrimões, maçanetas e torneiras, por até 10 horas. Por isso, a atenção com a higiene deve ser redobrada. Essas são algumas dicas que você deve colocar em prática e compartilhar com seus familiares, amigos e colegas de trabalho.
Fonte: Portal Brasil, Exame, Revista Viva Saúde