Periodontite agrava os casos de Covid-19
13 de julho de 2021 às 9:19
Segundo a Academia Europeia de Odontologia, inflamações na gengiva e má higiene bucal aumentam os riscos de contaminação pela Covid-19, pois favorecem a infecção e facilitam a entrada do vírus no sistema vascular. Além disso, indivíduos com diabetes, obesidade e cardiopatia também são mais propensos a problemas bucais e, consequentemente, às complicações por Coronavírus. Aqueles com periodontite têm 3,5 vezes mais chances de serem internados em UTIs e 4,5 vezes mais possibilidades de precisarem de ventilação mecânica caso sejam contaminados pelo vírus.
Nesse sentido, é mais do que fundamental dedicar uma atenção maior à saúde bucal. A saúde realmente começa por ela. Fazer a limpeza diariamente é tão importante como higienizar o restante do corpo, que precisa ser visto de forma integrada.
Atenção redobrada às cáries
Pacientes com cárie também devem ficar atentos. Afinal, suas bactérias podem cair na corrente sanguínea e gerar aceleração de problemas cerebrais, cardíacos, pulmonares, gestacionais, entre outros, principalmente quando o indivíduo já possui outras doenças.
Segundo pesquisas, 95% da população já teve sangramento gengival. E, neste momento de pandemia, é primordial cuidar da saúde bucal com atenção redobrada. Muitas pessoas deixam de se tratar por medo de contaminação em consultórios, o que resulta em maior incidência de cáries e de doenças gengivais em estágios avançados e com consequências graves. A manutenção do tratamento é a solução mais segura. Durante os atendimentos, os profissionais seguem todos os protocolos de higiene para proteção dos pacientes.