O que é bichectomia?

A bichectomia é a nova queridinha de homens e mulheres brasileiras no quesito cirurgia estética. Mas o que é a bichectomia? O procedimento é simples e consiste na retirada de bolas de gordura (conhecidas como Bolas de Bichat ou Corpo Adiposo Bucal) entre a maçã do rosto e a mandíbula do paciente. O resultado é uma face mais fina e com as maçãs do rosto mais evidentes.

Escolha pelo procedimento

A escolha pela retirada cirúrgica das Bolas de Bichat acontece porque ela é comprovadamente uma das últimas gorduras a serem consumidas pelo organismo do ser humano. Por essa razão, elas podem continuar salientes e dando a aparência arredondada para o rosto mesmo após um processo intenso de emagrecimento.

A cirurgia é considerada de pequeno porte e exige apenas uma anestesia local associada a sedação. Em cerca de 40 minutos o profissional faz uma incisão de dois centímetros na parte interna da bochecha para a retirada total das Bolas de Bichat. O corte é fechado com uma cauterização ou por pontos absorvíveis, que não deixam cicatrizes visíveis.

Riscos da bichectomia

Apesar de simples, a bichectomia acarreta riscos – assim como qualquer cirurgia. As bolas de gordura que são retiradas ficam bastante próximas a estruturas importantes da face como o nervo facial, o ducto parotídeo de Stenon e vasos sanguíneos importantes. Por causa disso, um corte equivocado pode levar à paralisia facial do paciente.

Pós-operatório

pós-operatório da bichectomia consiste em cuidados simples, como uma dieta leve por cerca de 10 dias, compressas de gelo de três a quatro vezes ao dia e evitar esforço físico e exposição ao sol por três semanas. Mas o afastamento necessário do paciente do trabalho é de no máximo três dias.

A técnica da retirada de Bola de Bichat existe há mais de 30 anos no mundo e ainda é considerada irreversível.