Monalisa é estrela de campanha de conscientização do câncer
6 de novembro de 2013 às 12:33
A obra mais famosa do mundo foi modificada pela Associação Italiana para o Estudo e a Cura do Câncer (ANT). Em sua última campanha de apoio e sensibilização da doença, a associação utilizou a imagem da “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, sem cabelo.
Além da imagem modificada, a campanha traz a frase: “Um tumor te modifica a vida, não o seu valor”. A “Mona Lisa” sem cabelo vai estampar cartazes, anúncios e folhetos com explicações sofrem as mudanças pelas quais passam as pessoas que lutam contra o câncer.
Os organizadores da campanha reconhecem o impacto que a imagem causa, e consideram que justamento por isso ela é ideal para transmitir o alerta sobre a doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a principal causa de morte no mundo, sendo responsável por 7,6 milhões de óbitos em 2008.
Em comunicado divulgado em seu site, a ANT afirma que após o espanto inicial, as pessoas percebem que a obra de arte modificada “não perde em nada em valor e singularidade”.