Sete dicas que você precisa saber antes de tomar a vacina contra a gripe
13 de abril de 2016 às 8:00
1. Público-alvo
O público- alvo da campanha, além das crianças de seis meses a 4 anos, são os idosos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais de saúde.
2. Duas doses para crianças
As crianças de seis meses até 4 anos precisarão tomar duas doses da vacina. Segundo a secretaria de Saúde do Rio, a segunda dose deverá ser administrada 30 dias após a primeira vacina. Os adultos tomarão apenas uma dose.
3. Objetivo
A campanha, que começa no dia 25 de abril vai até o dia 22 de maio e tem como objetivo imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários. Isso representa cerca de 1,2 milhão de pessoas, de acordo com informações da Secretaria municipal de Saúde do Rio.
4. Prescrição Médica
Portadores de doenças crônicas, que fazem parte do público-alvo da vacina, precisarão apresentar uma prescrição médica com a indicação do imunizante antes de se vacinar. A mulheres no pós-parto também devem apresentar algum documento que comprove terem dado à luz no período contemplado pela campanha.
5. Proteção contra 3 subtipos do vírus
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (H1N1; H3N2 e influenza B), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
6. Contra-indicações
Apesar de ser segura, nem todos podem tomar a vacina. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.
7. Cuidados simples
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados. Cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar e não compartilhar objetos pessoais, evitam a transmissão.
Fonte: O Globo