A ciência explica o que fazer quando acordar antes do despertador
4 de fevereiro de 2016 às 8:00
Muitos de nós acordam de manhã ao som do alarme do despertador. Mas, em alguns dias, um dilema acontece ainda na cama: aquele momento em que você acorda antes do despertador tocar, mas não consegue se decidir se é melhor se levantar e começar o dia ou se fechar os olhos e dormir mais aqueles “cinco minutinhos” é a melhor opção.
Pensando nisso, o site Science Alert convidou Timothy Morgenthaler, professor de Medicina e ex-presidente da Academia Americana de Medicina do Sono, para sanar essa dúvida. Antes de se decidir entre levantar e dormir de novo, o professor recomenda se perguntar: “já estou satisfeito com minha noite de sono?”.
Mas a resposta não tem nada de subjetiva, ou os preguiçosos se renderiam ao sono e os ansiosos levantariam correndo. Ele recomenda a análise de duas funções de nosso corpo:
1. A homeostase do sono, um princípio básico que nos influencia a dormir mais e mais profundamente, caso não tenhamos dormido entre sete e oito horas na noite na noite passada.
2. O ritmo circadiano, mais conhecido como relógio biológico, que é responsável por avisar que estamos cansados e precisando de sono à noite ou prontos para mais um dia, pela manhã.
Enquanto o primeiro mecanismo biológico regula a intensidade do sono, o segundo determina o tempo em que o corpo estará naturalmente descansado para acordar ou cansado o suficiente para dormir.
Então, explica o professor, se a quantidade de sete ou oito horas de sono for respeitada e você acordar antes do soar o despertador, significa que seu corpo já está descansado e pronto para mais um dia de luta. “A melhor situação para o corpo é acordar naturalmente, porque o descanso foi completo e todas as energias estão renovadas”, explicou Morgenthaler.
Mas se o despertador tocou e você se sente grogue e confuso, arrancado de um sono, o melhor é fechar os olhos e tentar dormir mais 45 minutos ou uma hora.
Fonte: GALILEU