A importância de cuidar bem da sua boca na gravidez
16 de junho de 2015 às 8:00
Se você está grávida, deve saber que tem uma lista razoável de coisas a fazer nos próximos meses para garantir sua saúde e a do bebê. Visitar o obstetra regularmente, fazer ultrassons, cortar a bebida alcoólica, praticar uma atividade física, prestar atenção ao cardápio… Mas há um detalhe que nem sempre é conversado nas primeiras consultas médicas: você também precisa cuidar com carinho da sua boca.
Por conta dos hormônios da gestação, especialmente a progesterona, as mulheres têm mais tendência a apresentar problemas como a gengivite, que pode causar incômodos e levar à perda de dentes se não for tratada corretamente. Além disso, estudos científicos apontam que há uma relação entre doenças periodontais e ocorrência de partos prematuros ou bebês de baixo peso no nascimento.
Para orientar médicos e gestantes, a Academia Americana de Periodontia, em parceria com a Federação Europeia de Periodontia, publicou recentemente um guia de recomendações sobre a saúde bucal nesse período.
Escovar os dentes e passar fio dental com frequência, além de visitar o dentista durante a gravidez, pode diminuir a chance de complicações. É importante para as mulheres monitorar sua saúde bucal e conversar com o especialista sobre os cuidados adequados. Cuidando da boca você não está apenas contribuindo para sua saúde como um todo, mas garantindo uma gravidez segura e saúde para seu bebê.
Os cuidados durante a gravidez são os mesmos que os dentistas recomendam para qualquer pessoa: escovação, fio dental, controle da dieta e uso do flúor. O problema é que naquela semana mais corrida, que a gente fica sem escovar os dentes depois do almoço ou exagera no doce, as grávidas, por estarem mais sensíveis, podem apresentar sinais como gengiva inflamada, vermelhidão e sangramento durante a escovação.
Uma dica é ter sempre uma goma de mascar sem açúcar na bolsa, para evitar a formação de placa e amenizar os efeitos da falta de escovação em dias complicados. Massagear a gengiva com o dedo depois da escovação favorece a circulação nessa área e também ajuda na prevenção da gengivite. Para quem sente enjoo pela manhã, vale trocar a marca do creme dental e deixar para fazer a higiene bucal após o café.
Caso você sinta dor ou note que a vermelhidão ou sangramento persistem, procure seu dentista. O ideal é que ele esteja em contato com o obstetra que acompanha sua gravidez para realizar o tratamento mais adequado. Se o tratamento que você quer fazer não é urgente, o ideal é esperar pelo segundo trimestre da gestação ou mesmo o nascimento do seu bebê. Caso uma intervenção cirúrgica seja necessária, é possível usar uma anestesia local específica. Tratamentos estéticos, como clareamento, não são proibidos, mas como não há estudos que atestem sua segurança, o melhor é adiar.
Fonte: A Bíblia da Gravidez, de Wladimir Taborda e Alice Deutsch