Quais são os tipos de clareamento dental?
17 de setembro de 2014 às 9:00
Mais do que nunca as pessoas estão buscando opções de clareamento dentário para ter um sorriso mais branco e mais brilhante e melhorar a aparência geral. Você em conjunto com o seu dentista deve avaliar a aparência atual de seus dentes e, em seguida, escolher a opção certa para você.
Há dois tipos de manchas que podem ocorrer nos dentes. O primeiro é a mancha intrínseca, isto é, aquela que se desenvolve no interior do dente. As manchas intrínsecas podem decorrer do uso de antibióticos durante a formação do dente, seja in útero ou durante a infância, e à exposição ao flúor excessivo quando criança. As manchas extrínsecas são causadas por bebidas, como o chá e o café, pelo avanço da idade, pelo desenvolvimento da placa bacteriana e do tártaro e pelo uso do tabaco.
O uso do tabaco inclui os cigarros e o fumo de mascar. Os cigarros e o fumo de mascar contêm muitas substâncias cancerígenas que podem levar a doenças graves (câncer de boca e faringe, câncer de pulmão, alterações de tecido das bochechas e da gengiva) na boca. A consequência do uso do tabaco são as manchas nos dentes e o acúmulo de placa bacteriana e do tártaro.
Há muitos aspectos a considerar quando se deseja clarear os dentes. Você pretende fazer o clareamento em casa? Ou pretende fazê-lo em consultório com a ajuda de um profissional? Antes de decidir, é uma boa idéia consultar um dentista, pois ele pode determinar o tipo de manchas em seus dentes e ajudar a escolher a melhor opção de tratamento para você.
As opções são as seguintes:
1. Clareamento em casa – Para o clareamento, o dentista vai tirar o molde de seus dentes e, em seguida, ajudar você a escolher um kit de clareamento. O custo do clareamento em casa é inferior ao do clareamento em consultório.
2. Clareamento em consultório – Esta forma de clareamento pode exigir de uma a três visitas ao dentista, dependendo do procedimento escolhido. É mais caro do que o clareamento caseiro.
3. A melhor opção segundo os especialistas é conciliar o clareamento de consultório com o caseiro, por ter melhores resultados em longo prazo.
Seja qual for sua escolha, pense sobre as opções e sua postura em relação ao processo de clareamento. Se sua decisão for para valer, você vai fazer de tudo para eliminar os obstáculos menores envolvidos no processo de decisão.