Por que os dentes quebram?

Uma das razões mais comuns que vejo as pessoas em busca de dentista para uma visita não planejada, é por causa de um dente posterior quebrado. Eu não estou falando sobre o tipo de fratura do dente que ocorre devido a um esporte ou a um acidente. Refiro-me à quebra de um pedaço da estrutura do dente que acontecem durante as atividades normais, como mastigar os alimentos.

E por que essas quebras em dentes posteriores são tão comuns? Bom, existem algumas razões…

Restaurações extensas de amálgama

Muitas pessoas com idade superior a 30, têm obturações de metal grandes, porque os selantes não eram o padrão de atendimento há várias décadas. Posteriormente, eles desenvolveram cárie nos sulcos e fissuras dos seus dentes e seu dentista escolheu o melhor material na época para restaurar o dente. Embora obturações de metal tenham o seu lugar, existem algumas consequências negativas. Em primeiro lugar, o preenchimento de metal é mecanicamente retido. E isto significa que nenhuma cola é utilizada para segurar o preenchimento, portanto, o dentista deve preparar a cavidade como uma pirâmide onde a base é maior do que a parte superior. Esta forma enfraquece a cúspide dos dentes, tornando-os mais suscetíveis a fraturas.

Apertamento e Bruxismo

A maioria dos dentes livres de cáries ou restaurações são capazes de suportar o estresse da função normal sem fratura. No entanto, na presença de apertamento ou bruxismo durante a noite, os dentes podem desenvolver rachaduras e fraturas. E você sabia que de todos os músculos do corpo humano, o masseter (músculo da mandíbula) é o músculo mais forte em termos de força absoluta. Ele pode gerar uma força de 25kg sobre os incisivos e 90kg sobre os molares!

Dentes na posição errada

A maioria das pessoas acha que a ortodontia (aparelhos) são meramente estéticos. A estética é sim, um fator motivador importante, porém a principal razão é ter os dentes encaixando um com o outro em uma posição adequada. Quando os dentes estão encaixando uns contra os outros de uma maneira errada tornam-se suscetíveis ao desgaste e à fratura.