Campanha de vacinação contra a poliomielite começa hoje e vai até 21 de junho
8 de junho de 2013 às 8:00
Começa hoje em todo o país a 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A meta, de acordo com o Ministério da Saúde, é vacinar contra a paralisia infantil 12,2 milhões de crianças em todos os estados. A campanha segue até 21 de junho. Todas as crianças com menos de 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenham sido vacinadas. Depois desse período, o imunizante continua disponível em todos os postos de saúde.
Assim como na campanha do ano passado, as crianças que estão começando o esquema vacinal, ou seja, nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos 2 meses e a segunda aos 4 meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável que também está disponível nos postos durante essa campanha. Já a terceira dose (aos 6 meses), a quarta dose (aos 15 meses) e os reforços continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas. Haverá cerca de 115 mil postos de vacinação em todo o país, distribuídos entre unidades de saúde da rede pública, associações, rodoviárias, escolas, entre outros locais.
Restrições às gotinhas
As restrições às gotinhas contra a poliomelite ficam para as crianças que estiverem com infecções agudas, febre acima de 38ºC, vômito, alergia a algum componente da vacina, como a estreptomicina e eritromicina, já apresentaram reação anormal às gotinhas ou crianças com deficiência imunológica em tratamento com imunossupressores. A orientação, nesses casos, é consultar o pediatra da criança sobre a conduta mais adequada.