Dicas para a criança parar de chupar o dedo
30 de abril de 2013 às 9:00
1. Troque por uma chupeta – é mais anatômica, causando menos males à boca e aos dentes da criança. Além disso é muito mais fácil descontinuar o hábito da chupeta do que o do dedo.
2. Não deixe de dar de mamar – A criança que mama ao seio, muito raramente desenvolve o hábito de chupar dedos.
3. Observe o hábito durante a noite – Logo que ele pegue no sono, tire o dedo da boca.
4. Ocupe as mãos do seu filho – Quando a criança se concentra em atividades com as mãos, a necessidade de chupar o dedo é deixada de lado. Portanto, dar a ele brincadeiras que o distraiam, ocupem sua mente e também suas mãos, pode ajudar a criança a largar o hábito.
5. Procure as motivações da criança – Observe em que momentos a criança, ainda mais se ele tiver mais de um ano e meio, recorre a esse hábito e converse com ele sobre essas situações, tentando entender por que elas causam esse tipo de emoção e explicando que ela não precisa ficar nervosa ou temerosa.
6. Brigar não é a melhor opção – Chamar atenção para o fato com punições somente piora o quadro. Dizer não de forma firme, substituir o hábito por outras atividades em que outras crianças, os pais ou outros adultos estejam envolvidos pode ajudar muito mais.
7. Negocie horários e momentos – A negociação é muito efetiva, mas não com todos. Só dá certo com crianças mais velhas que já possam compreender o que lhes está sendo falado ou proposto.