Como reduzir o consumo de açúcar

Desde muito cedo as pessoas são acostumadas a consumir alimentos adocicados. Não há problema nisso, desde que o consumo seja feito com moderação. Quando esse hábito se torna recorrente, porém, é possível ter problemas de saúde como consequência do consumo excessivo de açúcar.

O excesso de açúcar estimula a liberação da insulina, e esse hormônio aumentado provoca ganho de peso, que pode levar às complicações da obesidade, como risco de pressão alta, diabetes e colesterol alto. O açúcar estimula a liberação de insulina, que retém água e sal, abre o apetite e ajuda a estocar gordura.

Quando a pessoa não tem um pâncreas que funciona bem, o consumo exagerado de açúcar pode levar ao pré-diabetes ou diabetes em longo prazo.

O problema é abandonar o açúcar: Não há uma fórmula mágica para abandonar o vício, mas escovar os dentes imediatamente após as refeições costuma ajudar a controlar a vontade.

Depois que comemos uma comida salgada, às vezes as papilas gustativas pedem um pouco de doce. Tomar um café com açúcar ou comer um doce bem pequeno e escovar os dentes em seguida melhora e diminui a vontade de doce. Às vezes, quando não se faz isso, a vontade só aumenta.

Veja abaixo algumas dicas para reduzir o consumo de açúcar no dia a dia:

  1. Coma doce no máximo uma vez por dia, em quantidade pequena e sempre depois de uma refeição;
  2. Substitua, sempre que possível, o açúcar por adoçante;
  3. Prefira doces diet;
  4. Evite consumir com frequência produtos muito adocicados, como achocolatados, suco de caixinha, doces fora de hora, balas, entre outros;
  5. Diminua progressivamente a quantidade de açúcar de chás, sucos e café, para se adaptar ao sabor natural deles;
  6. Beba água, pois ela é capaz de reduzir a vontade de comer doce.

A cárie pode ser transmitida pelo beijo?

Beijar é muito bom, mas pode trazer riscos para o seu sorriso! É importante lembrar que durante o beijo trocamos milhões de bactérias e que algumas delas são cariogênicas como o Streptococos mutans! Mas é claro que você não precisa parar de beijar para diminuir seu risco de cárie. Basta praticar uma boa higiene antes do beijo a após as refeições.

Página 1 de 5123Última