29 de janeiro de 2016 às 8:04
28 de janeiro de 2016 às 8:00
Muitos mitos rondam os cuidados com a saúde bucal durante a gravidez. Um deles é sobre o uso do aparelho ortodôntico. As gestantes podem e devem usar aparelho, porém, nessa fase, há mudanças hormonais que podem causar alterações nas gengivas e saliva.
A gengivite gravídica – inflamação da gengiva – seria o problema mais frequente para a paciente, que precisaria redobrar os cuidados com a limpeza diária, com uso do fio dental, uso de escova e complementos com enxaguatórios bucais recomendados pelo dentista para este período tão especial das gestantes.
A gestante deve usar todos os recursos disponíveis para manter a saúde bucal. Existem materiais de higiene oral específicos para quem usa aparelhos ortodônticos, por exemplo, escovas interdentais, fios dentais ortodônticos e aparelhos de jato de água e alguns modelos de fio dental elétrico disponíveis no mercado brasileiro e estrangeiro.
Além dos cuidados em casa, as gestantes que usam aparelho ortodôntico devem aumentar a frequência no dentista. É preciso fazer manutenção, limpeza ou profilaxia dos dentes, remoção de tártaros e cáries. Se for antes de engravidar, melhor.
26 de janeiro de 2016 às 8:00
Queridinho entre as celebridades que buscam o sorriso perfeito, como o ator Zac Efron, as lentes de contato dental estão fazendo sucesso e ganhando cada vez mais adeptos.
As lentes de contatos dentais possuem diversas indicações, como a correção de pequenos desalinhamentos entre os dentes. Além disso, também é possível melhorar o formato dos elementos dentais, clarear sorrisos que são resistentes ao clareamento dental e ainda aumentar o volume dos dentes em casos onde o sorriso não é muito aparente.
Com relação a contraindicação, podemos citar os casos onde há um escurecimento muito severo dos dentes naturais, devido à pequena espessura da lente de porcelana, não seria possível mascarar a cor do elemento dental e isso influenciaria negativamente no resultado estético do tratamento.
Na maioria dos casos, não há a necessidade de realizar anestesias. A quantidade de desgastes realizados nos dentes do paciente é mínima, quando comparada a um outro tipo de tratamento estético chamado facetas de porcelana. A odontologia avançou muito nos últimos anos, graças à qualidade estética e resistência das porcelanas atuais, podemos realizar tratamentos minimamente invasivos, preservando estruturas dentais sadias.
Após a operação, o paciente está liberado para continuar realizando as suas atividades profissionais e pessoais. Porém, é indicado evitar alimentos mais duros.