Bactérias altamente resistentes, muitas vezes, são capazes de formar biofilmes – uma espécie de camada de microorganismo (neste caso, de bactérias) densamente comprimidas. Quando isso acontece, medicamentos tem dificuldade de tratar a infecção. Mas, agora, a IBM criou um medicamento capaz de quebrar estes biofilmes e invadir as bactérias. Isso, é claro, sem prejudicar o humano hospedeiro.
Chamado de hidrogel antimicrobial, ele é uma substância altamente absorvente, feita de polímeros sintéticos, e apresenta uma eficiência de 100% no combate aos biofilmes. O gel é ativado automaticamente dentro do organismo humano, por causa de nossa temperatura. Ele é biodegradável, sendo eliminado naturalmente, e não-tóxico.
A seguinte imagem mostra a sua eficiência. A foto da esquerda é um biofilme maduro e eficiente. A da direita mostra o mesmo biofilme após o tratamento com o hidrogel. Segundo especialistas da IBM, as bactérias restantes na segunda imagem estão tão enfraquecidas que seriam facilmente atingidas por medicamentos próprios para seu tratamento, mesmo que antes fossem resistentes.
Fonte: Revista Galileu
Muitos pacientes a conhecem como “obturação”, termo usado erroneamente para o que vamos descrever. A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que está cariada e então preenche a cavidade limpa com um material restaurador. A restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior (infiltração) ao fechar os espaços onde as bactérias poderiam se alojar. Os materiais utilizados para restaurações imediatas podem ser de resina composta, amálgama de prata e ionômero de vidro. Há ainda as restaurações protéticas nos casos mais extensos (“blocos”, coroas, facetas e pontes) com diversos materiais (ex.: porcelana). Elas são mais caras e necessitam de mais tempo de consultório e laboratorial.
Qual o melhor tipo de restauração?
Não existe um único tipo ideal para todas as pessoas. O que é melhor para um nem sempre será para o outro. A escolha será determinada pela extensão do preparo, a face do dente que precisa ser restaurada, o custo e ainda possíveis alergias a certos materiais.
Como saber se preciso de uma restauração?
Apenas seu dentista poderá determinar se você tem uma cárie. Durante uma avaliação, ele utilizará um pequeno espelho e uma sonda exploradora para examinar as superfícies de cada dente. Qualquer aspecto que pareça anormal será minuciosamente examinado com instrumentos especiais. Seu dentista poderá também fazer uma tomada radiográfica completa da boca ou apenas parte dela. O tipo de tratamento que seu dentista irá escolher vai depender da extensão do dano pela cárie ou fratura.
O Mal de Alzheimer é uma doença silenciosa, que se revela aos poucos. Mas um estudo, publicado por pesquisadores do San Francisco VA Medical Center, nos Estados Unidos, conseguiu mapear os seis principais fatores de risco para a demência: sedentarismo, uso de álcool, depressão, tabagismo, diabetes, hipertensão na meia idade e obesidade. Em comum, todas essas condições oferecem algum risco à saúde cérebro-vascular. Fumo, obesidade, hipertensão e diabetes contribuem para o aumento de lesões no cérebro que levam à perda de cognição. As lesões, associadas às dificuldades de conexão entre os neurônios (efeito do aumento da proteína beta-amilóide), dão origem à maioria dos diagnósticos de Alzheimer atualmente. A demência vascular, ou seja, os problemas que surgem devido ao mau funcionamento do coração já são elementos tão importantes quando o crescimento fora de controle da proteína na descoberta da doença.